Cientistas controlam o corpo de uma pessoa com cérebro de outra


Pesquisadores da Universidade de Washington descobriram como enviar comandos do cérebro de uma pessoa para controlar o movimento muscular de uma pessoa diferente.

Em termos técnicos, esta é a primeira técnica não invasiva que permite a um cérebro humano controlar o membro de outra pessoa.

Para isso funcionar, Rajesh Rao, neurocientista computacional, vestiu um boné com eletroencefalogramas, que mede a atividade elétrica do cérebro.

Dr. Rao assistiu, então, a um jogo de computador simples, disparando um canhão em um alvo. No momento certo, Dr. Rao imaginou que estava apertando o botão de “fogo”, tendo a certeza de que não iria mover sua mão.



Do outro lado do campus, um colega do Dr. Rao, o professor Andrea Stocco, usava um boné segurando uma bobina de estimulação magnética transcraniana, que fica no couro cabeludo e estimula regiões do cérebro com um impulso magnético de controle muscular.

Ele usava tampões para bloquear ruído e estava longe de qualquer tela de vídeo. Sinais enviados pelo Dr. Rao, então, viajou através da internet e até o gatilho do Dr. Stocco.

O resultado? O dedo do Dr. Stocco apertou o botão de “fogo” junto ao comando do Dr. Rao.

Esta experiência é a primeira de seu estilo e utiliza basicamente componentes atuais, como eletroencefalograma, que mede a atividade cerebral, uma bobina transcraniana e a internet não é exatamente uma inovação.

Até hoje, os pesquisadores têm realizado comunicação cérebro-cérebro entre ratos e de um ser humano a um rato mas a equipe da Universidade de Washington, afirma que esta é a primeira interface cerebral de humano para humano.

Veja o vídeo explicando a experiência:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Terminando o namoro, trollando a namorada